quarta-feira, 16 de abril de 2014

Olha o passarão…


Hoje vim de boleia com um amigo. Estava stressado por causa do chefe:

«Há gente que me tira do sério. Há gente que só veio ao mundo para tornar a vida do próximo mais difícil. O pior é quando estão em posições de poder. E é o caso do merdasman: subiu na horizontal, não tem currículo académico, não tem experiência profissional. No entanto, o currículo é gigante em chefias. Saltita de poso em poso, mas sempre a subir. Não fica muito tempo em cada lugar, mas o lastro que deixa… Com tanta gente boa e competente como é que só se recompensam os merdasmen?  
E que fazemos nós para mudar isto? Bem, eu nada. Ao longo da vida aprendi que lutar contra a maré deixa-nos molhados. Por isso vou refilando e espero que mudem as moscas.
E como se deve lidar com os merdamen? Aprendi com um psicólogo meu amigo: nunca se diz que sim nem que não, para não nos comprometermos com os seus jogos. Diz-se “estou a compreender o seu ponto vista”, e repete-se sempre que for necessário. Tudo deve ser tratado por escrito. E sempre que se cumpre uma ordem, deve-se indicar que se está a cumprir o estipulado pelo chefe. A responsabilidade a quem de direito… E isto resulta? Pelo menos alivia-nos e permite-nos sobreviver.»

Ouvi-o e tentei acalmá-lo. Sei que tem razão. Aconselhei-o a pensar nas pessoas com valor, quer a nível de conhecimentos quer a nível de trabalho. E felizmente não são poucos. Neste país podemos orgulharmo-nos de ter muita gente que serve de exemplo pela positiva. Podem não ser recompensados mas são uma grande recompensa para quem tem o prazer de trabalhar com eles. Fico feliz sempre que encontro pessoas que me tornam mais rica mentalmente, quer pelo estimulo quer pela aprendizagem. E é assim que se esquecem os merdamen… só prestando atenção a quem a merece.  

Quando chegámos a Lisboa convidei-o para beber um café. Sentámos-nos. Para finalizar a conversa perguntei-lhe “como se chama o tal chefe?” ao que me respondeu “sei lá todos lhe chamam o merdasman”. O que nos rimos. "O merdasman não tem nome"… acho que a partir de hoje o meu amigo se vai descontrair sempre que tiver de lidar com o seu chefe… o tal que não tem nome…

Sem comentários:

Enviar um comentário