sexta-feira, 28 de março de 2014

Sândalo e Jasmim

Adoro sândalo e jasmim. São os meus ésteres favoritos. Fragrâncias doces e campestres. Associo-os a requinte natural. Para mim são perfumes. E uso-os desse modo.
Ontem fui a casa de um casal muito meu amigo. E serviram-me uma tisana de jasmim. De início não me apercebi que o belo cheiro a jasmim que senti ao entrar na casa deles era para ser bebido. Pensei ser um qualquer difusor de perfume ambiente. Mas quando me colocaram o chá na chávena fiquei horrorizada. Eu a beber o meu perfume? Tentei. Beberiquei. Corei. Franzi as ventas e comecei com vontade de vomitar. Ficaram surpresos com a minha reacção: “mas estás sempre a dizer que adoras jasmim…” – “sim, adoro. Mas em perfume. Desculpem, não consigo beber”.  Os meus amigos já estão habituados às minhas esquisitices, alergias e fobias… sou sempre eu a dar barraca nos restaurantes com a lista de alimentos que não posso ou não consigo comer. Acabei por beber chá verde. E soube-me mesmo bem. Mas adorei o perfume de jasmim que se sentia no ar.
Quando nos despedimos, disse-lhes: “também adoro sândalo, mas por favor nunca mo sirvam assado com carne ou peixe, tá?”. Gargalhada geral.

Ontem descobri que há coisas maravilhosas para o nariz que não me servem para a boca. Que pena. Adoro jasmim.
Hoje, ao preparar-me para sair de casa descobri uma partidinha - um pacote de chá de jasmim na mala com um recadinho: "chá de jasmim para te lembrares de nós". Como é bom começar o dia assim. Sai de casa a rir. Feliz com a minha patetice. Obrigada, meus queridos. Nunca me esquecerei de vocês. E vou guardar este pacote de jasmim na minha arca de memórias. Jasmins da minha vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário