sexta-feira, 14 de março de 2014

O voo

Uma gaivota levantou voo. Mesmo rasante à minha cabeça. Os primeiros bater-de-asas foram desengonçados. Desequilíbrio aerodinâmico. Fiquei a olha-la. Desejei segui-la. Era tão giro se de repente eu começasse a voar. Ui, ninguém me parava. Percorria o mundo todo. Visitava todos os povos. Que voo maravilhoso… liberdade… liberdade…
Mas depois pensei: e os predadores? Não, é melhor continuar sem asas. No fundo é o que sempre fizemos, trocámos a liberdade pela segurança. Temos pernas, podemos correr por este mundo fora e não o fazemos…  até porque maior medo que o do perigo é o da solidão. Voar podia ser bom, mas só e sem destino seria muito triste.

A gaivota afastou-se, seguiu o grupo. Lá no alto pareciam observar-nos. Continuei o meu caminho, olhei por cima do ombro, sentindo-me seguida  - como se o bando me acompanhasse. Depois vi-as partir em direcção oposta. Adeus gaivota, voa por mim, voa!

Sem comentários:

Enviar um comentário