sexta-feira, 9 de maio de 2014

Caixa de latão


- Mãe, o que está nesta caixa?
- Velharias da tua avó. Não tive coragem de deitar fora quando morreu. Deixa estar, um dia deste deito no lixo.
Abri a caixa. Que mundo belo… vieram-me as lágrimas aos olhos. Naquela caixa de latão estava toda a história familiar dos meus avós maternos. Era uma caixa de latão que abarcava todo um mundo. Fotografias, cartas, flores secas, conchas, botões e moedas antigas coabitavam em silêncio. Todo um passado fechado e esquecido num canto.
- Olha, vou levar a caixa para a minha casa.
- Porquê tem alguma coisa de valor?
- Fotografias, cartas, flores secas… - fui interrompida.
- Lixo. Para que queres isso?
- A caixa é de latão dá-me jeito para colocar tralhas…- respondi, com mentira...
- Então lava-a e deita o resto fora.

Lixo? Não! Para mim é um tesouro.
Passei o fim de semana a colar as fotografias num álbum. Perto de cada foto deixei as suas cartas e postais. Embelezei algumas das folhas com as flores secas. Cozi os botões na capa em forma de coração. Com as moedas e conchas escrevi o titulo: “livro dos avós maternos”.

A vida dos meus avós passou, nada me resta deles. Tenho apenas as saudades e as recordações.

Guardei o álbum na bela caixa de latão. Estou a fazer outros álbuns sobre a restante família. Planeio guardar tudo nesta caixa. E um dia, espero, oferece-la a um filho como herança de família. Só desejo que esse filho tenha a capacidade de ver nela um tesouro e não um monte de velharias.

Saudades.

Sem comentários:

Enviar um comentário