sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Adoro sumo de limão.

O limão é excelente para estimular o nosso sistema imunitário. Apesar de ser um fruto ácido, é neutralizado pelos sucos gástricos. Uma verdadeira injecção de anti-oxidantes. Deve-se tomar como quebra-jejum. No início custa, mas com o hábito torna-se um ritual bastante simpático. Algo indispensável.

Uma xícara de sumo de limão ás 6 horas (ainda noite cerrada) na varanda com vista para o parque. O silêncio. A magnitude da solidão. Olhar para o horizonte e degustar o sumo. O cheiro inconfundível do limão entranha-se no corpo e na alma. Despertar de sensações…

E então, eis que surge o camião da reciclagem! Barulhento no movimento e barulhento na transferência do vidro. Sim, ás 6h da madrugada vêm buscar o vidro. Nada mais idílico… Eu sentada na varanda a beber sumo de limão ao som de vidro a partir. Na minha mente só se afigurava um pensamento: pobres dos que estavam a dormir!

Mas tudo na vida passa. E o camião da reciclagem também passou. Que bom, pensei eu, bebericando mais um pouco o meu sumo de limão. E eis que surge a carrinha de distribuição do pão. Motor ligado em relantim, bem por baixo da minha varanda. E o homem do café que tarda em chegar…  e o homem do pão pega do telemóvel desatando num chorrilho de calão… deixou o pão num saco á porta do café e foi-se.

Que alívio, pensei eu, engolindo mais um pouco do meu sumo de limão. E eis que surge a vizinha com os seus três filhos adolescentes… estaladas, pontapés e empurrões são constante entre tais irmãos… Não! Não! Levantei-me, entrei dentro de casa. Fechei a porta. Desci o estore. Sentei-me no sofá e apaguei a luz.
Em silêncio. Em paz, terminei o meu sumo de limão. Não há melhor local do que o resguardo da nossa casa. Casulo encantado. Concha maravilhosa. Casa da minha vida. Que bem que me soube o sumo de limão na tranquilidade do meu lar!


Que bom seria se todas as pessoas tivessem uma casa que as fizesse sentir protegidas… que bom que seria… 

Sem comentários:

Enviar um comentário